
O grupo de 34 pessoas composto de brasileiros e palestinos em processo de naturalização finalmente foram incluídos na lista de liberação para deixar a Faixa de Gaza. Na manhã desta sexta-feira (10) a equipe está na Passagem de Rafah no aguardo dos trâmites para entrar no Egito.
De acordo com a publicação nas redes sociais da autoridade responsável pela passagem e pela listagem, os autorizados deveriam estar presentes às 7 horas no horário local (2h de Brasília), desta sexta, no hall externo da passagem para facilitar suas viagens. Estrangeiros de outros países como Canadá, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Índia, China, Rússia e Nova Zelândia também foram incluídos.
Foram quatro tentativas de uma negociação para a saída dos brasileiros e seis listagens com cerca de 24 países que já haviam conseguido a concessão. Conforme o Itamaraty, o grupo de brasileiros está desde o mês passado em casas alugadas pelo Ministério de Relações Exteriores em Rafah e Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, à espera de uma definição.
Autoridades brasileiras afirmam que um ônibus, medicamentos e alimentos já estavam preparados para o transporte do grupo ao aeroporto do Cairo, no Egito, onde um avião da FAB aguarda para repatriá-los.
Após um acordo negociado, no fim de semana, com a ajuda do Catar e dos Estados Unidos, o posto foi aberto para a entrada de ajuda humanitária. Na última quarta (8), além da saída de estrangeiros, ambulâncias também recolheram feridos em Gaza.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.