O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para tempestade em 53 cidades de Mato Grosso do Sul, com risco de alagamento e rajadas de vento a 100 km/h.
O aviso é válido das 10h desta manhã de domingo (19) às 10h de sexta-feira (24). Pode chover de 30 a 60 milímetros ao dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Depois de dias muito quentes com temperaturas acima de 40ºC, o Estado pode marcar de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Essas instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado ao avanço de uma frente fria oceânica, aliado ao avanço de uma frente fria oceânica. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o transporte de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas no Estado.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.