Domingo, 09 de Novembro de 2025

Inmet prevê que dezembro começa com alertas de chuvas intensas no país

O alerta amarelo de chuvas intensas representa acumulados de até 50 mm, além de ventos intensos, que podem atingir a velocidade de 60 km/h

01/12/2023 às 09h30
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) avida que dezembro começa com ao menos três alertas relacionados às chuvas intensas.

O primeiro alerta desta sexta-feira (1º), aparece na cor laranja, o que representa perigo de registros de danos por causa das instabilidades. Esse aviso abrange área de três dos quatro Estados do Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Segundo o Inmet, o alerta de chuvas intensas para essa faixa do país ocorre porque há o risco de acumulados de até 100 mm até às 10 horas de hoje. O aviso vale, sobretudo, para a região de Juiz de Fora (MG), a metade norte fluminense e o sul capixaba.

Também há dois alertas amarelos que englobam partes sudestinas, do Norte e do Centro-Oeste. Ambos, a saber, têm validade até às 10 horas desta sexta-feira.

Conforme a classificação do instituto meteorológico, um alerta amarelo de chuvas intensas representa acumulados de até 50 mm, além de ventos intensos, que podem atingir a velocidade de 60 km/h.

O primeiro desses alertas de chuvas intensas pega o norte e o nordeste de Mato Grosso e o centro-norte de Tocantins. O outro, por fim, abrange territórios espalhados por nove das 27 unidades federativas do Brasil.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários