Domingo, 09 de Novembro de 2025

Julgamento de mais 30 réus pelos atos do 8/1 é marcado pelo STF

Os julgamentos relativos aos atos  têm sido realizados no plenário virtual, em que os votos são registrados de forma remota, dentro de um prazo

11/12/2023 às 09h39
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Foi marcado para sexta-feira (15) pelo STF (Supremo Tribunal Federal) o julgamento de mais 30 ações penais que têm como alvo pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas.

Eles foram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por crimes como associação criminosa, dano qualificado, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.

Os julgamentos relativos aos atos  têm sido realizados no plenário virtual, em que os votos são registrados de forma remota, dentro de um prazo, e não há deliberação entre os ministros.

No caso dessa nova leva, cujos julgamentos se iniciam em 15 de dezembro, a sessão está marcada para durar até 5 de fevereiro. O longo período de análise decorre do recesso do judiciário no final de ano.

O STF condenou, até o momento, 30 pessoas por participação direta nos atos, com penas que variam 13 a 17 anos de prisão, mais a responsabilidade solidária de cobriram os prejuízos causados pela depredação, estimados em no mínimo de R$ 30 milhões.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários