
O PT (Partido dos Trabalhadores) lançou um documento com orientações para que seus filiados aprendam a “combater” as notícias falsas em redes sociais. A cartilha apresenta dicas para que os petistas possam identificar manchetes falsas e imagens manipuladas.
Uma das principais orientações do documento é a que os filiados criem um canal municipal para recebe denúncias de fake news. Esta central seria um canal no aplicativo de mensagens WhatsApp.
Entre os pontos presentes no documento estão que “fotos e vídeos podem ser manipulados digitalmente. Por isso, é sempre bom ter um pé atrás com as imagens que circulam por aí”. Também explica que “quando o título diz A e o texto diz B é aquela fake news sensacionalista. O problema é que, muitas vezes, as pessoas não vão além do título”.
O documento tem foco nas eleições de 2024.
Ao divulgar a plataforma e a cartilha, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, citou que a iniciativa é para combater a “máquina de mentiras” da extrema direita. “O país e o povo vivem e um momento de reconstrução e desenvolvimento. No entanto, os responsáveis pelo trágico governo anterior insistem em resistir aos novos tempos. Sem argumentos, a extrema direita continua com sua máquina de mentiras”, afirma Gleisi.
*Com informações CNN