Sábado, 08 de Novembro de 2025

Acaba hoje prazo para início da emissão da nova carteira de identidade

O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da Federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas

11/01/2024 às 09h19
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prazo para que estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina nesta quinta-feira (11). Segundo o Ministério da gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o prazo coincide com o limite definido pela Lei nº 14.534/23, que determina o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como o número do registro geral da carteira de identidade.

Por duas vezes o prazo foi prorrogado. Anteriormente, era 6 de novembro. Então, passou para 6 de dezembro, mas, a pedido dos estados, houve a ampliação.

O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da Federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, o que possibilita “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, até 28 de novembro de 2023, alguns estados como Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal, já estavam emitindo o novo documento.

Mudança

Cada cidadão brasileiro pode ter até 27 RGs diferentes, atualmente, um por unidade da Federação. Com a implementação da nova identidade, passa-se a adotar apenas o CPF como número identificador.

A proposta da nova identidade é reduzir a quantidade de fraudes. O documento tem um QR Code que permite verificar sua autenticidade, assim como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Ele conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna, ainda, um documento de viagem.

As Secretarias de Segurança Públicada dos estados brasileiros vão emitir e a primeira via e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo gov.br, são gratuitas. Porém, a segunda via é paga e a taxa varia de estado para estado.

A CIN é obrigatória e substituirá definitivamente a Carteira de Identidade antiga a partir de 28 de fevereiro de 2032.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários