Sábado, 08 de Novembro de 2025

Governo petista aumenta impostos e carros elétricos e híbridos já estão mais caros

Algumas fabricantes já aumentaram os preços de seus modelos, enquanto outras seguraram os valores

12/01/2024 às 16h00 Atualizada em 12/01/2024 às 17h14
Por: Tatiana Lemes
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Foto: Reprodução
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Para quem quiser comprar um carro elétrico ou híbrido, que não são produzidos no Brasil, vai voltar a pagar imposto de importação neste ano. A alíquota será de 35% para todas as categorias de veículos eletrificados, mas será cobrada de forma gradual até 2026.

Só que os primeiros reajustes começaram a ser recolhidos no dia 1º de janeiro de 2024. Portanto, algumas fabricantes já aumentaram os preços de seus modelos, enquanto outras seguraram os valores.

Vale lembrar que o governo estabeleceu divisões de alíquotas por tipo de propulsão. Além disso, elas estão divididas em quatro períodos. Desta forma, a partir de janeiro, a cobrança do imposto para elétricos é de 10% e para híbridos, 12%. Veja abaixo: 

Apesar de retomar o imposto de importação, o governo atribuiu uma cota para que as fabricantes possam trazer ao Brasil carros eletrificados sem pagar a alíquota. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) já estabeleceu os valores totais e até detalhou que algumas montadoras não serão contempladas com o benefício. 

Assim, até o momento, oito montadoras já anunciaram seus reajustes de preços ou mantiveram os valores.

 

A BMW é uma das fabricantes que já aumentou o preço de seus carros, mas nem de todos. Ainda assim, o repasse do imposto de importação não foi total e apenas parcial. Além disso, a porcentagem de aumento é diferente para cada um de seus modelos. 

 

Desta forma, o carro que está mais caro é o elétrico BMW i4. Por outro lado, BMW 530e, BMW iX e BMW iX3 seguem sendo vendidos pelos mesmos preços de dezembro de 2023.

A Volvo também já apresentou sua estratégia para lidar com o retorno do imposto de importação. Para 2024, a fabricante sueca afirma que irá repassar uma média de 7,7% da “nova” alíquota para o consumidor final.  

Desta forma, a ideia da Volvo era que o EX30, que chega só este ano, tivesse um repasse menor de imposto que o de XC40 e C40. A Volvo estipulou um aumento de 5% para o inédito SUV de entrada e de 10% para seus outros elétricos, assim como para os veículos híbridos plug-in, caso de XC60 e XC90. No entanto, até o momento, os aumentos não seguiram essas regras e foram menores.

A Honda é mais uma que resolveu aumentar o preço de seus carros híbridos. Desta forma, os valores de Civic e Accord foram reajustados. No entanto, a fabricante japonesa não repassou toda a alíquota para os consumidores. Ao invés dos 12% estabelecidos pelo governo, os modelos estão 2,31% mais caros.

A Kia anunciou que vai manter os preços de 2023 de seus carros híbridos Niro, Sportage e Stonic, mesmo com a volta do imposto de importação. Porém, esses valores só vão valer até o final de janeiro. Depois haverá um reajuste que pode chegar até a 12%.

Automóveis elétricos de carga, ou seja, equivalentes a caminhões elétricos, terão 20% de reajuste vigorando a partir deste mês, e 35% já em julho de 2025. Desta forma, o Kia Bongo também sofrerá reajuste no preço depois de janeiro. Por enquanto, é possível comprar o modelo a partir de R$ 156 mil. 

A Seres optou por seguir o mesmo planejamento da Kia e vai manter os preços de seus carros até o fim de janeiro. Portanto, os quatro modelos da fabricante chinesa, até mesmo seus comerciais, continuam sendo vendidos pelos mesmos valores. 

 

A Great Wall Motors (GWM) anunciou que vai manter o preço da versão de entrada do GWM Ora 03 até o final de janeiro ou enquanto durarem os estoques. Portanto, quem estiver interessado em comprar a configuração Skin vai poder pagar R$ 150 mil. Mas com algumas condições: entrada de 50%, 24 parcelas fixas e taxa zero. 

 

A fabricante chinesa também informa que vai manter os preços de seus outros modelos. Nestes casos, a GWM deixa claro que não há previsão de aumento e que os preços podem subir a partir de uma “observação da marca sobre o mercado e outros fatores externos”. 

 

A Nissan não tem nenhum carro híbrido à venda no Brasil. Na lista de elétricos, apenas o Leaf está presente. Só que o modelo não está mais caro depois da volta do imposto. E de acordo com a marca, não há uma previsão para que o veículo aumente de preço. Portanto, os consumidores ainda podem adquirir o Leaf por R$ 298.490

 

A Audi é mais uma que optou por manter os preços de seus carros mesmo com a volta do imposto. Portanto, todos os modelos elétricos da marca alemã continuam sendo vendidos pelos mesmos valores oferecidos em dezembro de 2023. Além disso, não há previsão de aumento

 

A volta do imposto de importação acontece oito anos após o governo baixar de 35% para zero a alíquota para veículos híbridos e elétricos

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*Com informações Terra

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