Sábado, 08 de Novembro de 2025

PF diz que deputado Carlos Jordy passou orientação sobre atos a golpistas

PF acredita que as mensagens trocadas podem ter servido como “atos preparatórios” para os ataques que ocorreram em 8/1 do ano passado

18/01/2024 às 11h20 Atualizada em 18/01/2024 às 18h06
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

De acordo com investigações da PF (Polícia Federal), mensagens comprovam que o deputado federal Carlos Jordy (PL/RJ) passou orientações sobre os atos do 8 de janeiro no Rio de Janeiro. O parlamentar foi um dos alvos da nova fase da Operação Lesa Pátria deflagrada na manhã desta quinta-feira (18).

Policiais federais fizeram buscas na Câmara dos Deputados e nos endereços ligados ao parlamentar no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. É a primeira vez que um deputado é alvo de busca e apreensão no âmbito da Lesa Pátria.

Conforme o site Metrópoles, a PF acredita que as mensagens trocadas podem ter servido como “atos preparatórios” para os ataques que ocorreram em 8/1 do ano passado.

Segundo nota divulgada pela corporação, o objetivo da 24ª fase é identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos entre outubro de 2022 e o início do ano passado, no interior do estado do Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), no Rio de Janeiro (8) e no Distrito Federal (2).

Em tese, os fatos investigados constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.

Carlos Jordy usou suas redes sociais para repudiar a Operação Lesa Pátria. O deputado chamou a ação de “piada” e reclamou que foi acordado com um “fuzil no rosto”. A PF, entretanto, nega a informação divulgada pelo político.

“Estava dormindo com minha filha e esposa e fui acordado com fuzil no rosto pela PF. Os agentes até foram bem educados, diziam que estavam fazendo o trabalho deles”, afirmou.

Jordy ainda acusou a operação, que foi autorizada pelo STF de ter um viés político, em relação às eleições municipais de 2024.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários