
Lançado há apenas três meses, o programa Celular Seguro já contabiliza mais de 30 mil bloqueios de aparelhos. Este aplicativo visa impedir que criminosos tenham acesso aos dados de celulares perdidos ou roubados.
Com mais de 1,7 milhão de usuários inscritos, o sistema oferece a opção de cadastrar o celular por meio do site gov.br. Ao baixar o programa, os usuários podem registrar pessoas de confiança, autorizadas a efetuar o bloqueio em caso de perda ou roubo.
A iniciativa, segundo a pasta, tem como objetivo frustrar as operações de ladrões e diminuir o número de crimes no país. Isso porque, com o aplicativo, as vítimas de furto e roubo de celulares podem bloquear o aparelho logo após o crime, impedindo que o ladrão tenha acesso à linha telefônica ou a aplicativos bancários instalados no dispositivo.
A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, mas, por questões de segurança, não permite a reversão do processo. Caso emita um alerta de furto, mas recupere o aparelho, o usuário deverá entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar os acessos.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*com informações R7