
Mais de 25 milhões de eleitores não votaram nem justificaram a ausência nas eleições de 2022, o que representa cerca de 16% do total de 156,4 milhões de eleitores registrados. Até o dia 8 de maio deste ano, é possível regularizar o título de eleitor pela internet, utilizando o aplicativo e-Título, ou comparecendo pessoalmente aos cartórios eleitorais do país.
Este prazo também se aplica à obtenção do título pela primeira vez, à atualização de endereço ou nome, e à solicitação de uma seção eleitoral com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Recomenda-se que os eleitores verifiquem sua situação eleitoral.
Todos os serviços mencionados podem ser realizados pela internet, exceto nos casos que exigem a coleta de biometria, como na emissão inicial do título. Nessas situações, é preciso agendar um atendimento prévio no cartório eleitoral, o que pode ser feito pelo site do TER (Tribunal Regional Eleitoral) de cada estado.
Em certas circunstâncias, é possível solicitar essas operações sem sair de casa, através do autoatendimento.
As eleições municipais de 2024 estão agendadas para o dia 6 de outubro, com a possibilidade de um eventual segundo turno ocorrendo no último domingo do mês, dia 27.
O levantamento do número de eleitores que não sua ausência na última eleição foi realizada com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não se pode afirmar que esses eleitores estejam irregulares.
Isso se deve a várias possibilidades: o eleitor pode ter quitado a muta eleitoral para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, ou pode ter faltado apenas a um dos turnos, por exemplo. É uma análise que se limita ao período daquele pleito, e a situação do eleitor pode ter mudado desde então.
O Tribunal esclarece que os turnos de 2020 não foram considerados coo ausência para efeitos de cancelamento da inscrição de eleitores faltosos. Portanto, esse procedimento não foi realizado em 2023. Está previsto para 2025 o cancelamento das inscrições dos eleitores que faltaram às eleições de 2022 e 2024.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.