Sábado, 08 de Novembro de 2025

Agências dos Correios serão responsáveis por receber solicitações de auxílio-doença

A ideia é que os Correios auxiliem segurados no envio laudos e atestados, sem necessidade de comparecer ao INSS

20/03/2024 às 18h24 Atualizada em 20/03/2024 às 18h29
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (20), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu uma parceria com os Correios com o intuito de possibilitar que as solicitações de auxílio-doença, referentes à incapacidade temporária, sejam recebidas nas agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O acordo visa expandir o atendimento aos segurados da Previdência Social e simplificar o processo, reduzindo a burocracia.

Prevê-se que essa modalidade esteja disponível em todo o país a partir de abril. De acordo com o instituto, a parceria engloba todas as 11 mil agências dos Correios distribuídas pelo Brasil, inclusive as franqueadas. Além disso, o serviço será oferecido gratuitamente.

Funcionamento

Os colaboradores dos Correios irão auxiliar os segurados na realização da solicitação do auxílio por meio do Atestmed, um sistema que possibilita o envio de laudos e atestados médicos ou odontológicos digitalizados para análise de um médico perito à distância, eliminando a obrigação de comparecer a uma unidade da Previdência Social.

O Atestmed opera dentro do site ou aplicativo Meu INSS. O órgão prevê que, até o final de abril, todos os benefícios por incapacidade sejam solicitados por meio desse sistema digital.

Método de atendimento

·         Comparecer a uma agência dos Correios, onde um funcionário ajudará no pedido, bem como a digitalizar laudos e atestados médicos.

·         Iniciar requerimento através da central telefônica 135 e, posteriormente, ir até uma agência dos Correios apenas para digitalizar laudos e atestados médicos.

A implementação dessa nova modalidade tem como objetivo acelerar o processo de concessão e evitar que o INSS precise pagar correções devido a atrasos na liberação do benefício.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários