
Nesta quarta-feira (3), o Brasil ultrapassou a triste marca de mil mortes por dengue neste ano. Essa informação foi revelada na última atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, que se baseia em dados fornecidos pelo Ministério da Saúde.
No total, foram registradas 1.020 mortes por dengue nos primeiros quatro meses deste ano, e outros 1.531 óbitos estão atualmente em investigação.
Com o aumento no número de mortes pela doença, o Brasil está se aproximando do recorde dos últimos vinte anos. O ano com o maior número de registros foi 2023, quando foram contabilizados 1.094 óbitos por dengue.
Quanto ao número de casos da doença, o país acumula mais de 2,6 milhões de registros até o ano de 2024. O painel também revela que o coeficiente de incidência da doença no país é de 1.315,5 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.
O Distrito Federal lidera as estatísticas de incidência, com mais de 192 mil casos registrados apenas neste ano, resultando em uma incidência de 6.850,4 infecções por cada 100 mil habitantes.
Grande quantidade de casos
Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos em 2024 representa um volume anormal em comparação com uma série histórica de mais de quatro décadas.
O Ministério da Saúde atribui o alto volume de casos a fatores como as mudanças climáticas e a circulação de mais de um sorotipo do vírus.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde estima que cerca de 75% dos focos do vetor da dengue estejam nos domicílios.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles