No ano de 2023, o governo federal liderado pelo presidente Lula (PT) aumentou em 60% os gastos com publicidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e dos ministérios nos canais de TV do Grupo Globo em comparação com 2022, último ano da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Esses dados foram revelados por um levantamento divulgado nesta sexta-feira (5).
Segundo o site Poder 360, informações obtidas junto ao Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), ajustadas pela inflação, indicaram um aumento nos gastos com os canais do Grupo Globo, que passaram de R$ 89 milhões em 2022 para R$ 142 milhões no ano passado.
Em 2022, os canais da Globo receberam 28% da publicidade governamental em TV, mas no ano passado, esse percentual dobrou, alcançando 56%. A emissora foi a única entre as maiores redes do Brasil a registrar crescimento sob o governo de Lula. Enquanto isso, Record, SBT, Bandeirantes, RedeTV! e suas afiliadas tiveram seus pagamentos reduzidos pela metade em 2023 em comparação com 2022.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.