
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) pela Quaest/Genial revelou que uma parcela maior de eleitores nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná avaliou o governo atual de Lula (PT) como em comparação com aqueles que o consideram positivo. Em Minas Gerais, onde o levantamento também foi conduzido, os resultados apontaram um empate técnico.
Em São Paulo, onde 1.656 eleitores foram entrevistados e a margem de erro foi de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos, 37% dos entrevistados avaliaram o governo Lula de forma negativa, enquanto 32% o avaliaram de forma positiva. Isso indica que, mesmo considerando a margem de erro, a reprovação foi maior que a aprovação.
Em Goiás, a diferença entre a avaliação negativa e positiva foi de oito pontos percentuais, ultrapassando a margem de erro. Dos eleitores goianos entrevistados, 40% consideraram a atual gestão do governo federal como negativa, enquanto 32% a consideraram positiva. A pesquisa, realizada com 1.127 pessoas no estado, apresentou uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
No Paraná, onde Lula geralmente enfrenta altos índices de reprovação, foi precisamente o estado pesquisado que apresentou o maior índice de avaliação negativa: 41%. Por outro lado, 30% dos paranaenses consideraram a gestão federal como positiva. A pesquisa entrevistou 1.121 pessoas no estado, com uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais.
O único dos quatro estados avaliados em que a resposta dos eleitores indicou um empate técnico foi Minas Gerais. Apesar de a porcentagem da avaliação negativa (35%) ter superado a positiva (34%), a margem de erro de 2,5 pontos percentuais não permitiu concluir maioria para nenhum dos dois itens. No estado, a pesquisa ouviu 1.506 pessoas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Pleno News