Quinta, 06 de Novembro de 2025

MS registra 5.049 casos confirmados de dengue em 2024

12 óbitos foram confirmados como consequência da doença, enquanto outros 11 estão atualmente em fase de investigação

11/04/2024 às 11h40 Atualizada em 11/04/2024 às 11h48
Por: Tatiana Lemes Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul já registrou 13.285 casos prováveis de dengue, sendo 5.049 casos confirmados, em 2024. No boletim da 14ª semana epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (11) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), foram apresentados esses dados. Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados como consequência da doença, enquanto outros 11 estão atualmente em fase de investigação.

De acordo com os registros do período, Coronel Sapucaia lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João, Mundo Novo, Paraíso das Águas, Selvíria, Naviraí, Itaquiraí e Jardim.

Os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, cinco delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Segundo o boletim, 36.408 doses do imunizante já foram administradas na população-alvo para a vacinação. Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde um total de 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal requer duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A vacinação contra a dengue é indicada para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Essa faixa etária representa o grupo com maior incidência de hospitalização por dengue dentro do intervalo de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

No que diz respeito à Chikungunya, o estado já contabilizou 3.859 casos prováveis, dos quais 283 foram confirmados. Não foram registrados óbitos até o momento. Durante o período entre a semana epidemiológica 13 e a semana epidemiológica 14, Juti apresentou alta incidência da doença, seguido por Antônio João, Paraíso das Águas e Jardim.

Evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure a unidade de saúde do seu município.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários