Segunda, 08 de Setembro de 2025
Publicidade

Governo de Mato Grosso do Sul isenta veículos de ICMS para auxiliar RS após chuvas

Os veículos também terão passagem livre postos pelos fiscais do Estado

07/05/2024 às 11h42
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Rachid Waqued
Foto: Rachid Waqued

Nesta terça-feira (7), o Governo do Mato Grosso do Sul anunciou medidas de solidariedade em resposta à grave situação de calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul devido às chuvas intensas. Por meio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS), foi divulgado que os veículos que transportam mantimentos, materiais ou quaisquer bens destinados à assistência dos municípios afetados são isentos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e terão passagem livre postos pelos fiscais do Estado.

O secretário estadual de Fazenda, Flávio César, destacou que essas medidas foram solicitadas pelo governador Eduardo Riedel como forma de contribuir com o socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ele ressaltou a importância do apoio mútuo entre os estados brasileiros em momentos de crise.

Para os contribuintes de ICMS, é exigido o cumprimento das obrigações acessórias em conformidade com a legislação vigente, incluindo a emissão de documentos fiscais específicos para operações de doação. Já para os não contribuintes, é necessário preencher uma declaração disponibilizada pela Sefaz-MS para facilitar a verificação durante o transporte dos materiais.

Além da isenção de ICMS, o Imposto sobre Doação Causa Mortis e Doação (ITCD) também foi abordado. Doações destinadas a órgãos ou entidades de administração pública direta ou indireta, bem como outras entidades com fins públicos, estão isentas ou imunes. Para ações a pessoas físicas e jurídicas (empresas privadas), a isenção se aplica até o valor de R$ 100 mil, conforme estipulado pela legislação tributária estadual.

Em caso de dúvidas, as autoridades fiscais do Mato Grosso do Sul estão disponíveis através dos números de telefone: (67) 3389-7702, (67) 3318-3161 e (67) 3316-7515. Essas iniciativas buscam facilitar e agilizar o envio.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários