Os condutores que se acostumaram a reduzir a velocidade apenas quando se aproximam dos radares para evitar multas agora enfrentam um novo desafio. Uma tecnologia chamada Doppler está sendo implementada para punir esses comportamentos, detectando velocidades acima do limite mesmo antes ou depois dos radares convencionais.
O Doppler opera analisando as ondas eletromagnéticas refletidas pelos veículos, detectando mudanças de frequência que permitem medir a velocidade e outros parâmetros. Essa inovação permite identificar motoristas em excesso de velocidade antes mesmo de alcançarem o radar, tornando a estratégia de reduzir a velocidade apenas próximo ao equipamento menos eficaz.
A principal diferença entre um radar convencional e o Doppler é que este último não requer a instalação de sensores físicos no asfalto. Enquanto os radares tradicionais utilizam o tempo de passagem do veículo entre dois sensores instalados na pista, os radares Doppler são não intrusivos, não exigindo intervenções no solo para sua instalação.
Assim, se um veículo ultrapassar o limite permitido 100 metros antes ou 100 metros depois do radar Doppler, o equipamento pode identificar a irregularidade à distância e emitir uma multa. Essa nova tecnologia representa um avanço no monitoramento do tráfego e na aplicação das leis de trânsito, tornando as estradas mais seguras para todos os usuários.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Terra Brasil