Quinta, 13 de Junho de 2024
Publicidade

Famílias do RS devem validar dados para receber auxílio reconstrução

Voucher de R$ 5,1 mil começa a ser pago ainda esta semana após validação dos dados pela prefeitura

27/05/2024 às 08h14
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A partir desta segunda-feira (27), as famílias do Rio Grande do Sul que se qualificarão para receber o Auxílio Reconstrução, um voucher de R$ 5,1 mil disponibilizado pelo governo federal, precisarão validar os dados enviados pela prefeitura. Esta etapa é essencial para o recebimento do recurso, que pode começar a ser pago ainda nesta semana.

Continua após a publicidade
Anúncio

Desde a última semana, os municípios estão informando os dados sobre os endereços afetados por enchentes e as famílias que terão acesso ao benefício. Agora, o responsável familiar deve confirmar essas informações.

O auxílio será destinado a núcleos familiares em 369 municípios que declararam estado de emergência ou calamidade. O pagamento será feito em parcela única, preferencialmente para famílias lideradas por mulheres. Após a validação, os dados serão cruzados com outras bases, como as da Previdência e de programas de assistência, para confirmar endereços e CPFs. Só então o pagamento será autorizado.

Para validar o cadastro, o beneficiário deve acessar a página do Auxílio Reconstrução e clicar na aba “Sou cidadão”. O responsável pela família deve logar com a conta do gov.br. Caso haja algum erro no cadastro, é necessário informar à prefeitura para que os dados sejam corrigidos. O governo federal pretende repassar o Pix emergencial em até 48 horas após a confirmação dos dados, possibilitando que algumas famílias recebam o valor ainda nesta semana.

O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Para beneficiários que já possuem conta no banco, o depósito será automático. A instituição abrirá uma conta específica para viabilizar o recebimento do recurso para aqueles que não são clientes da CEF.

Outros Auxílios

Desde a semana passada, moradores de áreas afetadas começaram a receber apoios financeiros tanto do governo federal quanto do estadual. Entre os auxílios já liberados estão o Bolsa Família e Auxílio Gás. Além disso, programas gaúchos como SOS Enchentes e Volta Por Cima estão em operação, e pedidos para saque antecipado do FGTS pela Caixa Econômica Federal foram abertos. Veja as regras para realizar os pedidos de acesso ao fundo.

Continua após a publicidade

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários