A partir desta segunda-feira (27), as famílias do Rio Grande do Sul que se qualificarão para receber o Auxílio Reconstrução, um voucher de R$ 5,1 mil disponibilizado pelo governo federal, precisarão validar os dados enviados pela prefeitura. Esta etapa é essencial para o recebimento do recurso, que pode começar a ser pago ainda nesta semana.
Desde a última semana, os municípios estão informando os dados sobre os endereços afetados por enchentes e as famílias que terão acesso ao benefício. Agora, o responsável familiar deve confirmar essas informações.
O auxílio será destinado a núcleos familiares em 369 municípios que declararam estado de emergência ou calamidade. O pagamento será feito em parcela única, preferencialmente para famílias lideradas por mulheres. Após a validação, os dados serão cruzados com outras bases, como as da Previdência e de programas de assistência, para confirmar endereços e CPFs. Só então o pagamento será autorizado.
Para validar o cadastro, o beneficiário deve acessar a página do Auxílio Reconstrução e clicar na aba “Sou cidadão”. O responsável pela família deve logar com a conta do gov.br. Caso haja algum erro no cadastro, é necessário informar à prefeitura para que os dados sejam corrigidos. O governo federal pretende repassar o Pix emergencial em até 48 horas após a confirmação dos dados, possibilitando que algumas famílias recebam o valor ainda nesta semana.
O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Para beneficiários que já possuem conta no banco, o depósito será automático. A instituição abrirá uma conta específica para viabilizar o recebimento do recurso para aqueles que não são clientes da CEF.
Outros Auxílios
Desde a semana passada, moradores de áreas afetadas começaram a receber apoios financeiros tanto do governo federal quanto do estadual. Entre os auxílios já liberados estão o Bolsa Família e Auxílio Gás. Além disso, programas gaúchos como SOS Enchentes e Volta Por Cima estão em operação, e pedidos para saque antecipado do FGTS pela Caixa Econômica Federal foram abertos. Veja as regras para realizar os pedidos de acesso ao fundo.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles