
A última fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada na última quinta-feira (6), resultou na prisão de 50 pessoas em diferentes estados do Brasil, segundo atualização da Polícia Federal (PF) divulgada nesta sexta-feira (7). A ação continua em curso, com diligências em andamento para localização e captura de outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos.
Os mandados de prisão foram cumpridos nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. Além disso, a PF identificou que aproximadamente 65 foragidos atravessaram a fronteira com a Argentina e solicitaram refúgio, sem passar pelos controles migratórios.
Os alvos da operação são condenados que não se apresentaram para cumprir pena, assim como investigados que descumpriram medidas judiciais. A ação visa capturar réus que financiaram e fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridos em 18 estados e no Distrito Federal.
A Operação Lesa Pátria, ao longo de 27 fases, realizou centenas de prisões de indivíduos envolvidos em atos de vandalismo, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes ocorridos no início do ano passado. Os crimes investigados incluem a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bens especialmente protegidos.
A operação permanece ativa, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas pela Polícia Federal.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles