Domingo, 21 de Julho de 2024
Publicidade

Banco Central notifica vazamento de dados do Pix pela 99Pay

Incidente afeta 39.088 chaves Pix, mas não compromete informações financeiras sensíveis

10/07/2024 às 10h11
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (10), o Banco Central divulgou um novo caso de vazamento de dados cadastrais ligados às chaves do Pix, dessa vez relacionado à 99Pay Instituição de Pagamento. O incidente expôs potencialmente informações de 39.088 chaves Pix, incluindo nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o BC, não foram comprometidos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações financeiras ou saldos em contas transacionais. As informações obtidas são de natureza cadastral, não permitindo movimentação de recursos ou acesso a outras informações financeiras dos clientes afetados.

O vazamento ocorreu devido a "falhas pontuais" nos sistemas da 99Pay, conforme apurado pela autoridade monetária. Medidas de investigação detalhada já foram iniciadas, e serão aplicadas sanções conforme previsto na regulamentação em vigor.

Os clientes impactados serão notificados através dos aplicativos ou internet banking de seus bancos, sendo que o Banco Central e as instituições participantes não utilizarão outros meios de comunicação como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail para contatar os usuários afetados.

O BC reforça o compromisso com a segurança dos dados financeiros e continua monitorando de perto a situação para garantir que medidas adequadas sejam tomadas para proteger os usuários do Pix.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Agência Estado

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários