Nesta quarta-feira (10), o Banco Central divulgou um novo caso de vazamento de dados cadastrais ligados às chaves do Pix, dessa vez relacionado à 99Pay Instituição de Pagamento. O incidente expôs potencialmente informações de 39.088 chaves Pix, incluindo nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.
Segundo o BC, não foram comprometidos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações financeiras ou saldos em contas transacionais. As informações obtidas são de natureza cadastral, não permitindo movimentação de recursos ou acesso a outras informações financeiras dos clientes afetados.
O vazamento ocorreu devido a "falhas pontuais" nos sistemas da 99Pay, conforme apurado pela autoridade monetária. Medidas de investigação detalhada já foram iniciadas, e serão aplicadas sanções conforme previsto na regulamentação em vigor.
Os clientes impactados serão notificados através dos aplicativos ou internet banking de seus bancos, sendo que o Banco Central e as instituições participantes não utilizarão outros meios de comunicação como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail para contatar os usuários afetados.
O BC reforça o compromisso com a segurança dos dados financeiros e continua monitorando de perto a situação para garantir que medidas adequadas sejam tomadas para proteger os usuários do Pix.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Agência Estado