Sexta, 07 de Novembro de 2025

Senador Marcos do Val critica delegado da PF vinculado a investigações do STF

Polêmica envolve acusações de abusos e uso político da Polícia Federal em casos sob relatoria de Alexandre de Moraes

15/07/2024 às 12h49
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O senador Marcos do Val (Podemos/ES) gerou controvérsia ao publicar críticas severas contra o delegado Fábio Alvarez Shor, responsável por investigações da Polícia Federal (PF) em casos sob relatoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em uma postagem nas redes sociais na noite deste domingo (14), Do Val acusou Shor de ser um "capataz" de Moraes, denunciando supostos abusos cometidos durante operações.

"Shor tem invadido residências com mandados de busca e apreensão ilegais, apontando armas na cara de crianças, e confiscando celulares dessas crianças. Essas ações são desumanas e inaceitáveis, e estão sendo realizadas sob a falsa bandeira da Polícia Federal, quando na verdade são ordens diretas de Alexandre de Moraes, com a conivência deste delegado covarde", escreveu o senador em sua publicação, que incluiu uma montagem com a foto do delegado sob o título "procura-se".

Marcos do Val ainda destacou que o delegado está na lista do Tribunal Criminal Internacional devido às suas ações. "Sempre alertei que cumprir ordens ilegais é, por si só, uma ilegalidade", afirmou o parlamentar.

A reação não tardou. A Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) emitiu um comunicado em defesa de Shor, repudiando veementemente as acusações do senador. "A Fenadepol repudia a atitude do senador Marcos do Val em face de uma autoridade policial que exerce o trabalho de polícia judiciária da União na PF", afirmou a nota.

A polêmica envolvendo o senador e o delegado da PF não se limitou apenas ao âmbito das redes sociais. A discussão sobre o uso político da Polícia Federal em investigações judiciais de alto perfil continua a suscitar debates sobre o papel das instituições e a independência do poder judiciário no Brasil.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Agência Estado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários