Sexta, 07 de Novembro de 2025

Conselho de Ética ouve testemunhas no processo contra Chiquinho Brazão por suposto envolvimento na morte de Marielle Franco

Ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro e outras figuras chave são convocadas para depor nesta segunda-feira

15/07/2024 às 13h05
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (15), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados realiza oitivas cruciais no processo que pode resultar na cassação de Chiquinho Brazão (Sem partido/RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol) e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018 no Rio de Janeiro. Uma das testemunhas marcadas para depor é o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, apontado como um dos articuladores do crime e de obstruir as investigações.

Chiquinho Brazão, que nega veementemente qualquer envolvimento no caso, foi preso em março deste ano juntamente com seu irmão, Domingos Brazão, e Rivaldo Barbosa.

Rivaldo Barbosa assumiu a chefia da Polícia Civil um dia antes do assassinato de Marielle e Anderson. Segundo investigações da Polícia Federal (PF), Barbosa teria orientado os executores a cometerem o crime longe da Câmara Municipal para evitar que fosse caracterizado como um "crime político".

O PSol, partido de Marielle Franco, solicitou a cassação de Chiquinho Brazão por quebra de decoro parlamentar, baseando-se nas evidências coletadas durante as investigações. Na última semana, o Conselho de Ética ouviu Tarcísio Motta (Psol/RJ) e Marcos Rodrigues Martins, assessor da Câmara Municipal do Rio.

A deputada Jack Rocha (PT/ES), relatora do caso no Conselho de Ética, conduzirá as oitivas de hoje, que incluem depoimentos de figuras importantes como Willian Coelho, vereador do Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Ramos Barboza, ex-deputado federal, e Carlos Alberto Lavrado Cupello, ex-vereador da cidade.

Jack Rocha também aceitou solicitações da defesa de Chiquinho Brazão para ouvir outras testemunhas, embora algumas delas não tenham comparecido na convocação anterior.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários