
Durante uma visita oficial ao Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração irônica sobre a recente autoproclamação de Edmundo González Urrutia como “presidente eleito” da Venezuela. A nota de González, publicada em meio a um controverso processo eleitoral que resultou na reeleição de Nicolás Maduro, foi criticada por falta de provas e auditorias confiáveis.
Ao deixar o hotel Ritz Carlton em Santiago, Lula respondeu a jornalistas sobre a situação na Venezuela e a autoproclamação de González. Evitando entrar em detalhes sobre a crise política no país vizinho, Lula comentou: “Depois nos falamos, querida, calma. O cara nem tomou posse e você já quer que eu fale.”
O comunicado de González e de María Corina Machado, líder do partido de oposição, foi divulgado nas redes sociais e afirma que a comunidade internacional e a população venezuelana reconhecem a vitória de González, que alegadamente obteve 67% dos votos. A nota também solicita que as Forças Armadas e a polícia venezuelana respeitem os direitos constitucionais e não reprimam as manifestações populares.
A declaração de Lula destaca a tensão política em torno da reeleição de Maduro e a crescente controvérsia sobre a legitimidade do pleito na Venezuela.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Poder 360