Segunda, 16 de Setembro de 2024
Publicidade

Moraes cobra relatório da PF sobre atuação de Ibaneis e Torres nos atos de 8 de janeiro

Ministro do STF exige justificativas para a prorrogação do inquérito que investiga o papel de autoridades nos eventos de 8 de janeiro de 2023

20/08/2024 às 12h21
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (20), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Polícia Federal (PF) um relatório detalhado sobre o andamento do inquérito que investiga o papel de autoridades nos atos de 8 de janeiro de 2023. O pedido surgiu após a Procuradoria-Geral da República (PGR) requisitar uma atualização sobre o caso.

Continua após a publicidade
Anúncio

Moraes determinou que, caso as investigações ainda não estejam concluídas, a PF deve apresentar uma justificativa formal para a prorrogação do inquérito. A decisão visa garantir transparência e celeridade nas investigações que apuram a responsabilidade de figuras-chave, como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O inquérito foi instaurado logo após a invasão da Praça dos Três Poderes e inclui também o ex-secretário-adjunto de Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira, e o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Fábio Augusto Vieira. Moraes determinou que o delegado responsável pelo caso seja notificado para fornecer esclarecimentos sobre as investigações.

Durante os depoimentos, o governador Ibaneis Rocha alegou que acompanhou os eventos pela televisão e que, ao perceber a escalada da violência, tomou medidas para proteger o Congresso Nacional e prender os responsáveis. Anderson Torres, por sua vez, estava fora do país no momento dos ataques e afirmou não ter recebido alertas sobre possíveis ações violentas.

A decisão de Moraes reflete a necessidade de garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para esclarecer os eventos do dia 8 de janeiro e assegurar que todas as partes envolvidas sejam devidamente responsabilizadas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários