Quinta, 11 de Setembro de 2025

Novo crédito consignado: Regras mudam em janeiro para aposentados e pensionistas do INSS

A partir de 2 de janeiro de 2025, beneficiários poderão contratar empréstimos nos primeiros 90 dias de benefício, mas não poderão fazer portabilidade nesse período

13/09/2024 às 10h55
Por: Tatiana Lemes Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A partir de 2 de janeiro de 2025, uma nova Instrução Normativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrará em vigor, trazendo mudanças significativas nas regras de crédito consignado para aposentados e pensionistas. Com a alteração, os beneficiários poderão contratar empréstimos nos primeiros 90 dias após o início do recebimento do benefício, desde que a operação seja feita no banco onde o benefício é pago.

A medida visa oferecer maior flexibilidade para os recém-aposentados, permitindo acesso mais fácil ao crédito. No entanto, durante esses 90 dias iniciais, o segurado não terá a opção de portabilidade da dívida para outra instituição financeira, o que só será possível a partir do 91º dia.

A mudança, publicada no final de agosto, flexibiliza uma restrição vigente desde 2022 que impedia a contratação de crédito consignado nos primeiros três meses após a concessão do benefício. Com a nova regra, o segurado poderá acessar operações de crédito desde que seja na mesma instituição onde recebe o benefício. Após o período de 90 dias, será possível solicitar o crédito consignado e transferir a dívida para uma instituição que ofereça condições mais vantajosas.

Além disso, a Instrução Normativa estabelece que os procuradores dos beneficiários não poderão desbloquear as operações de crédito em nome dos aposentados e pensionistas. Para que um representante legal possa autorizar o desbloqueio, o beneficiário precisará emitir um “instrumento de mandato público” que permita a concessão do empréstimo e o desconto das parcelas em folha.

Desde 2018, a liberação das operações de crédito consignado deve ser realizada pelo aplicativo Meu INSS, acessado com uma conta do Portal Gov.br. Após o login, o usuário deve buscar a opção “desbloquear” na seção de “empréstimo” e seguir as instruções fornecidas.

O INSS reforça a orientação para que os segurados mantenham seus benefícios constantemente bloqueados para evitar fraudes, como o uso indevido de crédito consignado em nome de terceiros.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários