O Banco Central (BC) admitiu problemas técnicos no Pix nesta segunda-feira (14/10), mas afirmou que o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real já voltou a funcionar normalmente. Segundo o BC, as dificuldades ocorreram no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã. “Houve a ocorrência de problemas técnicos que afetaram o funcionamento do Pix. As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, afirmou a instituição.
Durante a manhã, usuários relataram nas redes sociais dificuldades em realizar pagamentos, com mensagens indicando instabilidade no sistema. De acordo com o site DownDetector, que monitora esse tipo de falha, as instituições afetadas incluíram Nubank, Inter, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.
Desde seu lançamento em novembro de 2020, o Pix rapidamente se consolidou como uma das principais formas de pagamento e transferência de valores no Brasil. Recentemente, o sistema superou a marca de 227 milhões de transações em um único dia, evidenciando sua popularidade e a adesão por parte da população.
Em um anúncio importante, o BC revelou planos para a implementação do "Pix por aproximação", previsto para começar a funcionar em novembro deste ano e disponível em todo o país a partir de fevereiro de 2025. Essa nova modalidade permitirá que os usuários realizem pagamentos por meio de carteiras virtuais, semelhante ao funcionamento de cartões de débito e crédito. A intenção é tornar o processo ainda mais ágil, permitindo que, ao ativar a carteira virtual e aproximar o celular da maquininha de cobrança, o valor seja debitado automaticamente da conta corrente, sem a necessidade de abrir o aplicativo da instituição financeira.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e sigua nossas redes sociais.
*Com informações Metrópoles