Cerca de 30 mil pessoas são esperadas nos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro) em Campo Grande no próximo sábado, 2 de novembro, Dia de Finados. Para receber o grande fluxo de visitantes, a Prefeitura reforçou a limpeza, organização e segurança dos locais, com o objetivo de garantir um ambiente adequado para homenagens aos entes queridos. Os cemitérios estarão abertos das 7h às 17h, com duas missas programadas em cada local: uma às 8h e outra às 15h.
A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) especifica um esquema de segurança específico para os dados, com mais de 20 viaturas da Guarda Civil Metropolitana, incluindo motocicletas e carros, que estarão presentes nos arredores e dentro dos cemitérios. O eficaz foi ampliado para prevenir vandalismos e furtos e também para orientar o público em relação ao trânsito. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) atuará em conjunto com a Guarda no monitoramento das vias próximas, facilitará o fluxo de pedestres e reduzirá congestionamentos.
Nos três cemitérios públicos, os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sisep) estão disponíveis para orientar os visitantes sobre a localização dos túmulos. Com o aumento esperado de público, a Prefeitura proibiu o acesso de veículos aos cemitérios, a fim de garantir a segurança e o conforto dos pedestres. O órgão também recomenda que os visitantes levem água para consumo próprio, pois não haverá distribuição no local.
Desde o dia 28 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) tem intensificado a fiscalização nos cemitérios públicos. A Semadur também implementou demarcações para ambulantes a uma distância mínima de 60 metros das entradas, evitando obstruções nas passagens. Os fiscais da pasta solicitam que os fornecedores respeitem as áreas definidas para facilitar a circulação dos visitantes.
Atualmente, os cemitérios de Campo Grande abrigam milhares de sepulturas. No Cemitério Santo Antônio estão enterradas 16.013 pessoas, enquanto o Santo Amaro possui 49.081 túmulos e o Cemitério São Sebastião (Cruzeiro) cerca de 33.834 jazigos. A Prefeitura espera que, com o planejamento e organização reforçados, o Dia de Finados proporcione um momento de respeito e tranquilidade para as famílias que visitam os cemitérios da capital sul-mato-grossense.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
Mín. 23° Máx. 35°