A partir desta sexta-feira (1º), os consumidores brasileiros terão um pequeno alívio na conta de luz com a redução da bandeira tarifária para amarela, válida durante o mês de novembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) justificou a mudança pela melhora das condições de geração de energia, resultado do aumento das chuvas e do nível dos reservatórios no país.
Em outubro, a cobrança estava no nível mais caro, a bandeira vermelha patamar 2, o que adicionava R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos. Com a nova bandeira, a taxa adicional cairá para R$ 1,885 por 100 kWh, representando um alívio após meses de tarifas elevadas. O ano registrou aumentos nas contas de luz em setembro e outubro, com bandeiras vermelhas patamar 1 e 2, respectivamente, devido ao baixo volume dos reservatórios.
A bandeira verde, sem cobrança adicional, só deve ser acionada quando as condições forem altamente favoráveis — um cenário ainda incerto diante das variações climáticas e da dependência do país da energia hídrica.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles