O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu ao manifestar apoio ao ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, em um vídeo publicado em suas redes sociais neste domingo (3). Em sua declaração, Bolsonaro elogiou Trump, afirmando que sua volta ao poder seria “a certeza de um mundo melhor”.
“Durante seu governo, os Estados Unidos projetaram poder. Não tivemos guerras e a paz se fez presente em todo o globo. Hoje, vemos guerras, a volta do terrorismo e a censura aprisionando a todos. A volta de Trump é a certeza de um mundo melhor, sem guerras, terrorismo e o retorno da liberdade em toda a sua plenitude”, afirmou o ex-chefe do Executivo brasileiro.
Bolsonaro ainda destacou que, “em nome dos brasileiros que amam a Deus, amam o Estado de Israel, respeitam a família, a propriedade privada, o livre-comércio e a liberdade de expressão”, deseja votos de sucesso a Trump, a quem chamou de “maior líder conservador da atualidade”.
A manifestação de apoio a Bolsonaro ocorre em um cenário polarizado, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fez sua escolha nas eleições americanas. Na última sexta-feira (1°), Lula declarou apoio à vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata. Em entrevista ao canal francês TF1, Lula argumentou que Kamala é a melhor escolha para fortalecer a democracia americana.
“Com a Kamala vencendo as eleições, é muito mais seguro para as pessoas fortalecerem a democracia nos EUA. Vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos EUA, que se apresentou ao mundo como um modelo de democracia. Esse modelo ruiu”, criticou o petista.
A divergência nas escolhas dos ex-presidentes reflete as propostas de propostas não apenas no Brasil, mas também nas relações internacionais, com cada um defendendo suas visões sobre governança, segurança e valores democráticos em um momento crucial para o futuro político dos Estados Unidos.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.