Nesta quarta-feira (6), após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram piadas sobre a possibilidade de terem seus vistos revogados pelo governo americano. Durante uma sessão da Corte, em tom de descontração, os magistrados comentaram sobre quem seria o primeiro a perder o direito de entrada nos EUA.
A conversa, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, aconteceu antes da sessão do Supremo, com a participação de ministros como Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Kassio Nunes Marques. A brincadeira faz referência a um episódio ocorrido em setembro, quando parlamentares do Partido Republicano enviaram uma carta ao Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, solicitando a revogação de vistos de todos os ministros do STF.
A situação reflete a tensão entre o Judiciário brasileiro e políticos americanos alinhados a Trump, que têm criticado decisões recentes da Corte.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
Mín. 17° Máx. 34°