O Banco Central (BC) comunicou, nesta terça-feira (26), mais um vazamento de dados relacionado ao sistema Pix. Desta vez, 1.378 chaves Pix da fintech Cronos Instituição de Pagamento Ltda. foram expostos devido a falhas pontuais nos sistemas da empresa, ocorridas entre 5 e 8 de novembro. Com este novo incidente, o total de vazamentos registrados em 2024 chega a 12.
Os dados expostos incluem informações cadastrais como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número de conta. No entanto, o BC esclareceu que dados sensíveis, como senhas, movimentações financeiras ou saldos, não foram comprometidos. “As informações obtidas são de natureza cadastral e não permitem a entrega de recursos, nem o acesso às contas ou a outras informações financeiras”, afirmou a autoridade monetária em nota.
O Banco Central destacou que os clientes afetados pelo vazamento serão notificados diretamente pelos canais oficiais do banco, como o aplicativo ou internet banking. Além disso, o BC garantiu que estão sendo tomadas todas as medidas permitidas para apurar o incidente e que as medidas previstas na regulação serão aplicadas à Cronos.
Este é o vazamento mais recente em uma série de incidentes relacionados ao sistema Pix, que já expôs dados de 261.376 chaves ao longo de 2024. O incidente anterior ocorreu entre 24 e 25 de setembro, envolvendo a Caixa Econômica Federal e 644 chaves Pix.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles