Em um esforço para melhorar a gestão da saúde pública no Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado realizará, de 25 a 27 de fevereiro de 2025, o evento "Acolhe Saúde: Construindo o Futuro da Saúde no Mato Grosso do Sul". A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS), ocorrerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e contará com a presença de 79 novos secretários municipais de saúde e suas equipes técnicas.
O evento tem como objetivo capacitar os gestores, fomentar a troca de experiências e alinhar estratégias para enfrentar os desafios da saúde pública nos municípios do Estado. A programação inclui palestras, mesas-redondas e debates sobre temas como gestão de recursos, judicialização da saúde, saúde digital e atenção primária, com a participação de especialistas da área.
“Assumir a saúde de um município é um desafio imenso, que exige conhecimento, planejamento e, principalmente, parceria. Nossa missão aqui é fortalecer essa rede de apoio, garantindo que cada gestor tenha acesso às ferramentas e informações necessárias para tomar decisões que façam sua gestão ser a melhor possível para a população”, afirmou o titular da SES, Dr. Maurício Simões Correa.
O evento contará também com as presenças da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, do presidente do Conasems, Hisham Hamida, e da presidente do Cosems-MS, Josiane de Oliveira. O governador Eduardo Riedel participará da abertura do evento no dia 25, às 18h.
A ação deste ano ganha um reforço especial com a parceria da SES, unindo forças para um evento que tradicionalmente era promovido apenas pelo Cosems. "O Acolhe Saúde é mais do que um evento de capacitação; é um momento marcante para a saúde nas gestões que estão iniciando este ano. Estamos abrindo o caminho para o trabalho integrado e eficiente que vamos desenvolver juntos", destaca a secretária-adjunta da SES, Crhstinne Maymone.
Além disso, os gestores e suas equipes receberão suporte técnico sobre as especificidades da gestão pública na área da saúde, com orientações práticas que os ajudarão a enfrentar os desafios diários.
“O Acolhe Saúde é um espaço de capacitação, diálogo e construção coletiva. Reunimos gestores e equipes para fortalecer a integração entre os municípios e o Estado, com foco na melhoria da gestão e no fortalecimento do SUS em Mato Grosso do Sul”, conclui Josiane de Oliveira Silva Corrêa, presidente do Cosems-MS e secretária municipal de Saúde de Deodápolis.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Diário MS News