O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), maior unidade pública de saúde do Estado, implementou uma nova metodologia de avaliação de satisfação dos usuários, baseada no Programa CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar). No primeiro mês de aplicação, a instituição atingiu um índice de satisfação de 86,4%, consolidando-se na zona de qualidade segundo o Net Promoter Score (NPS).
Entre os 573 pacientes entrevistados em janeiro, 398 atribuíram notas 9 e 10 ao atendimento recebido. Serviços como nutrição (99%), fisioterapia (98%), atendimento médico (96%) e enfermagem (95%) foram os mais bem avaliados. "A metodologia do Programa CQH permite um olhar mais criterioso para nossos processos internos, promovendo maior eficiência e qualidade na assistência", afirmou Marielle Alves Corrêa Esgalha, diretora-presidente da Funsau.
A diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS, Roberta Higa, destacou a importância de ouvir os pacientes para a melhoria contínua. "A adesão a esses padrões visa aprimorar ainda mais a qualidade hospitalar a partir da percepção dos usuários", explicou.
O Programa CQH, promovido pela Associação Paulista de Medicina, incentiva a autoavaliação institucional, mudanças de comportamento e trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, consolidando-se como um marco no aprimoramento da gestão e no compromisso com a excelência em saúde pública.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.