Em coletiva de imprensa realizada segunda-feira (10), a prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou a retomada de todas as obras dos corredores de ônibus em Campo Grande, além do lançamento de campanhas educativas voltadas aos motoristas sobre o uso das faixas exclusivas de transporte coletivo.
As faixas exclusivas, localizadas em avenidas movimentadas como Duque de Caxias, geram críticas de motoristas, especialmente nos horários de pico, quando o tráfego intenso contrasta com o baixo número de ônibus circulando. A prefeita enfatizou a importância dessas faixas para a mobilidade urbana:
“Tem agilidade, muda o tempo de ir e vir dos usuários do transporte. Vamos propor campanhas demonstrando os benefícios das faixas e intensificar o monitoramento e a qualidade no atendimento à mobilidade”, explicou Adriane.
Os corredores de ônibus, alvos de constantes reclamações de motoristas e comerciantes devido à instalação de "pontões" no meio das vias, também estão no centro das discussões. Adriane percebeu a falta de diálogo prévio com a população e afirmou que a retomada das obras será acompanhada de novas medidas para atender às demandas locais.
“Nós estamos retomando todas as obras paralisadas e discutindo com os específicos, como comerciantes e moradores, para garantir agilidade e melhorar o que está posto”, destacou.
Entre as obras retomadas fica no corredor de ônibus na Avenida Marechal Deodoro, que já tem empresa contratada para execução com investimento de R$ 9,6 milhões. A estrutura divide opiniões entre moradores e trabalhadores da região.
Enquanto alguns acreditam que o corredor pode trazer mais organização e segurança, como Anderson Cardoso, que defende a instalação de lombadas para reduzir a velocidade dos veículos, outros apontam problemas como falta de sinalização e iluminação, que resultam em acidentes externos.
Moradores relatam cenas de colisões e riscos causados pela maior visibilidade e estrutura do corredor. “Já vi muitos acidentes graves aqui. A mureta atrapalha a visão de quem cruza a avenida”, comentou um residente que preferiu não se identificar.
Com a promessa de retomada das obras e campanhas de conscientização, a gestão municipal busca equilibrar as demandas de motoristas, usuários do transporte coletivo e comerciantes, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na capital.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Midiamax