A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 57,4%, de acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Paraná Pesquisas. Este é o maior índice registrado no atual mandato. A aprovação, por sua vez, caiu para 39,2%, enquanto 3,4% dos entrevistados não souberam opinar. A pesquisa entrevistou 2.020 pessoas em 160 municípios de todos os estados do país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Desde janeiro, a rejeição ao governo subiu 7 pontos percentuais, enquanto a aprovação caiu quase 3 pontos. Entre os entrevistados, 36,7% classificaram a gestão como “péssima” e 11,3% como “ruim”. Apenas 18,8% consideram o governo “bom” e 7,8% o avaliam como “ótimo”, enquanto 24,4% optaram por “regular”.
Paralelamente, o estudo também analisou o cenário eleitoral para 2026. Jair Bolsonaro (PL), inelegível atualmente por decisão do TSE, lidera as intenções de voto em simulações para o 1º e 2º turnos. Em um possível confronto direto no 1º turno, Bolsonaro obteria 38,5% das intenções contra 33,3% de Lula. Michelle Bolsonaro, substituindo o marido, alcançaria 31,7%, tecnicamente empatada com Lula, que pontua 33,7%.
O levantamento ressalta a intensificação da desaprovação ao governo federal e reforça a competitividade do grupo bolsonarista no cenário político. Especialistas apontam que a tendência pode pressionar ainda mais o Planalto a ajustar sua estratégia diante do aumento das críticas e do fortalecimento de potenciais adversários.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Poder 360