A partir desta sexta-feira (11), carros populares produzidos no Brasil com menor impacto ambiental passam a ter isenção total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), conforme anunciou o governo federal. A medida faz parte do programa Carro Sustentável, que integra o Mover (Mobilidade Verde e Inovação), em vigor desde 2023.
Cinco modelos já atendem aos critérios e terão redução imediata no preço final: Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Renault Kwid, Hyundai HB20 e os Fiat Mobi e Argo. A Volkswagen, primeira a anunciar os descontos, informou que o Polo Track, por exemplo, sairá de R$ 95.790 para R$ 87.845.
Para obter o benefício, o veículo precisa emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro, ter mais de 80% de materiais recicláveis, ser compacto e ser totalmente fabricado no Brasil, incluindo motor, soldagem, pintura e montagem.
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o objetivo é tornar os veículos mais acessíveis e sustentáveis, sem impacto fiscal. “A isenção de IPI incentiva a indústria nacional, reduz emissão e amplia o acesso ao carro de entrada. É neutra do ponto de vista da arrecadação”, disse.
Além da isenção para veículos populares, o programa prevê alíquotas diferenciadas para híbridos, elétricos e modelos flex movidos a etanol, que podem ter redução de até três pontos percentuais no IPI. A nova regulamentação entra em vigor em 90 dias e vale até dezembro de 2026, antes da implementação completa da reforma tributária.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações R7