Sexta, 23 de Janeiro de 2026

Trump prepara sanções contra aliados de Lula e ministros do STF com base na Lei Magnitsky

Medidas incluem suspensão de vistos, bloqueio de bancos ligados ao Brasil e possível congelamento das relações diplomáticas entre os dois países

28/07/2025 às 11h18
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a anunciar uma série de sanções contundentes contra autoridades brasileiras aliadas do governo Lula e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação será baseada na Lei Magnitsky, legislação que autoriza o governo norte-americano a punir indivíduos e instituições envolvidas em corrupção e violações de direitos humanos.

Entre os alvos das sanções, além de nomes estratégicos do Planalto e da cúpula do STF, estão também bancos brasileiros e estrangeiros que mantêm relações com os investigados. A Lei Magnitsky permite que qualquer instituição financeira que opere ou realize transações com os sancionados seja também punida severamente, podendo ser bloqueada do sistema bancário dos EUA, perdendo inclusive acesso ao dólar.

A medida poderá atingir desde bancos públicos, como Banco do Brasil e BNDES, até instituições privadas que se envolvam com contas, contratos ou operações de crédito com os alvos das sanções. Bancos estrangeiros com sede no Brasil também estão na mira, caso sejam identificados como facilitadores de movimentações financeiras das autoridades brasileiras punidas.

“Não é apenas uma retaliação simbólica, é uma bomba econômica direcionada à base de sustentação do sistema de poder no Brasil”, afirmou uma fonte ligada ao Partido Republicano. “Se um banco fizer uma simples transação com um sancionado, pode acabar fora do sistema SWIFT e ser desconectado do mercado global.”

Impacto diplomático e financeiro

Além das punições econômicas, está sendo cogitado pelo governo Trump o congelamento de relações diplomáticas com o Brasil. Uma das medidas em análise seria a retirada da credencial da embaixadora brasileira nos EUA, Maria Luisa Viotti Ribeiro, o que inviabilizaria qualquer diálogo formal entre os dois países durante esse período.

Ainda segundo fontes diplomáticas, apenas Lula, a primeira-dama Janja e o vice-presidente Geraldo Alckmin estariam momentaneamente fora da lista de sanções diretas, mas figuras centrais do Judiciário e do Executivo devem ser alvo de bloqueios patrimoniais, suspensão de vistos e restrição de mobilidade internacional.

Além disso, o pacote poderá atingir plataformas digitais e empresas de tecnologia envolvidas no cumprimento de decisões judiciais que Washington considera arbitrárias ou abusivas.

Com a possível implementação dessas medidas, o Brasil poderá mergulhar em uma crise diplomática e financeira sem precedentes, com graves consequências para o sistema bancário e para o comércio exterior do país.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Gazeta do Povo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024