A construção do Centro Especializado de Atendimento à Criança e ao Adolescente vítimas de violência começa em breve em Campo Grande, em área próxima à Casa da Mulher Brasileira. Com investimento previsto de R$ 10 milhões, o espaço de cerca de 1.776 metros quadrados reunirá serviços essenciais para acolhimento, proteção e responsabilização, com foco na agilidade, segurança e humanização no atendimento.
O Centro abrigará a Delegacia Especializada de Atendimento à Criança (DEPCA), atualmente instalada em prédio alugado, e terá espaço para o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Conselho Tutelar e um setor exclusivo para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), onde serão realizados exames periciais necessários. Além disso, o local contará com salas para psicólogos, brinquedoteca, auditório para 100 pessoas, alojamentos para servidores e celas destinadas ao recolhimento temporário de agressores detidos, garantindo a segurança dos profissionais e das vítimas.
“A entrega deste Centro demonstra o compromisso do Governo do Estado em priorizar nossas crianças e adolescentes, oferecendo uma estrutura integrada e sensível para enfrentar a violência”, destaca o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.
A necessidade do centro é urgente: de janeiro a julho deste ano, mais de 700 crianças de até 11 anos foram vítimas de violência em Mato Grosso do Sul. Entre os casos registrados, o estupro lidera, com 514 ocorrências, seguido pela violência doméstica e acidentes de trânsito. A violência resultou em mortes trágicas, incluindo homicídios, feminicídio e maus-tratos que levaram à morte.
A expectativa é que o processo licitatório para a escolha da empresa responsável pela obra tenha início ainda este ano, com a gestão do projeto a cargo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.