Sexta, 29 de Agosto de 2025

Prefeita sanciona programa “Se Cuida, Jovem!”, mas veta parte do projeto em Campo Grande

Iniciativa foca na saúde preventiva da juventude, enquanto ações específicas ficam sob responsabilidade do Executivo

29/08/2025 às 11h11
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), deu aval nesta sexta-feira (29) à criação do programa “Se Cuida, Jovem!”, iniciativa que busca aproximar adolescentes e jovens de 14 a 29 anos dos serviços de saúde e incentivar práticas de prevenção. A lei, entretanto, foi sancionada com vetos parciais, publicados no Diogrande.

Os trechos barrados tratavam de medidas como testes rápidos para ISTs, entrega de preservativos e parcerias específicas no setor da saúde. Para a administração municipal, esses pontos extrapolavam a competência do Legislativo, uma vez que dizem respeito à estrutura e ao funcionamento interno da rede de atendimento, função exclusiva do Executivo. A decisão contou com respaldo da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da Sesau e da Sejuv.

Mesmo com os vetos, a lei garante a execução de um conjunto de ações que deverão ser realizadas anualmente em escolas, espaços culturais, praças e locais de convivência juvenil, além da internet. O objetivo é estimular o autocuidado, reforçar o acompanhamento médico periódico e promover campanhas de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças que também atingem os jovens, como linfomas, câncer colorretal e ginecológicos.

No âmbito do SUS, os adolescentes e jovens têm acesso a atendimentos como consultas médicas e de enfermagem, atualização vacinal (incluindo HPV e meningite), orientação sobre sexualidade, saúde menstrual, prevenção de gravidez precoce, saúde mental e acolhimento multiprofissional com psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, quando disponíveis.

Com a sanção, o município reforça o compromisso de criar políticas de saúde voltadas à juventude, deixando para regulamentações futuras a definição de como algumas ações serão implementadas de forma prática.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.

*Com informações Midiamax

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários