Neste sábado (30), o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) reelegeu Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT), como vice-presidente da entidade, na chapa liderada por Milton Baptista de Souza Filho, o Milton Cavalo. Cavalo, filiado ao PDT e alvo da CPMI da fraude no INSS, foi reconduzido à presidência com 214 votos, além de três brancos e três abstenções, correspondendo a 97,2% dos votos válidos. O mandato terá duração de cinco anos.
O Sindnapi é investigado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) por supostos descontos não autorizados em benefícios de aposentados. A CPMI também questiona o crescimento expressivo da arrecadação da entidade, que passou de R$ 23 milhões em 2020 para R$ 154,7 milhões em 2024. O número de associados também disparou, de 237,7 mil em dezembro de 2021 para 366,2 mil em 2023. Apenas em fevereiro deste ano, foram realizados 207,6 mil descontos em folha de pagamento em favor do sindicato.
Milton Cavalo também esteve no centro de polêmica política recentemente, quando foi anunciado pelo PDT como vice-presidente estadual do partido em São Paulo. Após repercussão negativa, o partido recuou, atribuindo a nomeação a um erro formal.
Enquanto isso, aliados do governo federal tentam evitar que Frei Chico seja convocado para prestar esclarecimentos à CPMI, mantendo o vínculo político do Planalto com a entidade. A eleição e recondução de dirigentes investigados reforçam o debate sobre o controle e a transparência em sindicatos que lidam diretamente com aposentados e pensionistas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Pleno News