Sexta, 23 de Janeiro de 2026

Trump ameaça Brasil: condenação de Bolsonaro provoca crise diplomática e sanções contra STF

Ex-presidente dos EUA classifica prisão de Bolsonaro como “surpreendente” e questiona decisão do Judiciário brasileiro

12/09/2025 às 11h13
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou surpresa e descontentamento com a decisão. Em entrevista à imprensa, Trump elogiou Bolsonaro e comparou o caso brasileiro à sua própria experiência política: “É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram”, afirmou.

A tensão aumentou com a declaração do secretário do Departamento de Estado dos EUA, Marco Rubio, que anunciou resposta “adequada” à condenação, classificando o julgamento como “caça às bruxas” e criticando diretamente o ministro Alexandre de Moraes e demais integrantes do STF. O Itamaraty reagiu em nota, reafirmando a independência do Poder Judiciário brasileiro e repudiando tentativas de interferência externa: “Continuaremos a defender a soberania do País de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem”.

No cenário político, o deputado Eduardo Bolsonaro, que se mudou para os EUA em busca de apoio de Trump, defendeu a aplicação da Lei Magnitsky contra os ministros que votaram pela condenação, já utilizada anteriormente contra Alexandre de Moraes. Com a decisão, Bolsonaro se torna o primeiro presidente brasileiro condenado por tentativa de golpe de Estado, sendo acusado de cinco crimes graves, incluindo organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A repercussão internacional coloca o Brasil em foco e aumenta a pressão sobre suas instituições, enquanto aliados de Bolsonaro nos EUA prometem acompanhar de perto possíveis medidas contra autoridades brasileiras.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações CNN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024