O Banco Central deu nesta quarta-feira (1º) um passo decisivo na proteção dos usuários do Pix: o lançamento do botão de contestação, que permitirá bloquear e recuperar valores perdidos em golpes de forma instantânea pelos aplicativos de bancos e instituições financeiras.
A medida moderniza o Mecanismo Especial de Devolução (MED), acelerando o processo de contestação. Ao acionar o botão, o valor é imediatamente bloqueado na conta do golpista, impedindo que ele movimente o dinheiro e aumentando as chances de devolução à vítima.
Segundo Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC, “ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação e, se confirmada a fraude, a devolução é feita em até 11 dias”.
O BC alerta que a ferramenta é exclusiva para golpes e não deve ser usada em casos de erro de digitação, arrependimento ou desacordo comercial. Com essa novidade, o Pix passa a oferecer maior segurança e rapidez na defesa contra fraudes, transformando-se em uma arma digital contra criminosos que exploram o sistema de pagamentos instantâneos.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Metrópoles