O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, aceitou o convite do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para negociar a redução das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O encontro será realizado em Washington, mas a data ainda não foi definida.
A decisão ocorreu após ligação de Marco Rubio a Mauro Vieira nesta quarta-feira (8), conforme nota oficial do governo. Segundo o comunicado, os dois concordaram que equipes dos dois países se reunirão em breve para tratar das questões econômico-comerciais, seguindo o que foi definido pelos presidentes.
“O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para integrar a delegação e realizar uma reunião presencial entre ambos, focada nos temas prioritários da relação bilateral”, informou o texto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a negociação, afirmando estar surpreso com o resultado da ligação. “Era uma coisa que parecia impossível de acontecer. O Brasil não quer briga com nenhum país, queremos paz e desenvolvimento. Com os Estados Unidos, temos uma aliança de 201 anos e queremos manter uma relação boa e respeitosa, sem abrir mão da nossa soberania”, declarou.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações R7