A Prefeitura Municipal de Amambai através da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC) promoveu o evento circense "Show do Cupido" na noite de domingo de 12 de março, no Clube do município, mas teve que prestar esclarecimentos por repúdio da população amambaiense.
Durante a apresentação do Grupo Cupido oferecido aos moradores e também à crianças carentes, as pessoas presentes filmaram um homem seminu - palhaço - se sensualizando no colo de outro homem beijando-o no rosto. Em outro vídeo, ele aparece no palco fazendo gestos obscenos para a criançada ao som da música "cupido".
Já no terceiro vídeo, o mesmo homem aparece com uma bermuda jeans e camiseta se sensualizando para outro homem sentado numa cadeira, e ao fundo pode-se ouvir crianças gritando "sai daí", enquanto os dois homens ficam abraçados no palco. Indignadas, algumas pessoas jogaram papel no palco, na tentativa de impedir a apresentação.
Outro fator que deixou as pessoas presentes revoltadas é que o banheiro era dividido tanto por homens, mulheres e crianças, sem distinção de idade.
A versão da Prefeitura é que o valor arrecadado seria revertido para uma entidade carente do município, além de ser oferecido qualificação de profissionais locais com uma oficina ministrada por este mesmo circo.
"Conforme o portfólio disponibilizado pelos artistas e levando em consideração que a companhia está em turnê pelo Mato Grosso do Sul, nada foi encontrado que desabonasse a trupe até então", justificou a Prefeitura.
E alegou que o material trativo foi produzido com base na própria arte de divulgação do Show do Cupido, que remete à personagens como Homem de Ferro, Coringa, La Casa de Papel.
"Em momento algum faz menção ao conteúdo impróprio para crianças e muito menos à faixa etária indicada para o espetáculo das 20h30, como bem pode ser observado nas demais artes que se encontram publicadas na página do circo".
No material usado para a divulgação do Show do Cupido na página do espetáculo não há nenhuma menção quanto à restrição de idade.
Além disso, a companhia foi omissa e não se preocupou em restringir o acesso de menores de 16 anos ao recinto onde ocorreu o “espetáculo”, fator que também não foi levado em consideração na venda dos ingressos, tanto pelo site quanto nos pontos físicos, e muito menos na divulgação feita pelos membros da trupe nas escolas do município e no material produzido e deixado por eles com os estudantes.
Diante disso, a Prefeitura de Amambai manifestou seu repúdio à qualquer ação “artística” ou não que coloque crianças e adolescentes em situações como as ocorridas durante a apresentação do Palhaço Cupido e informou que já está tomando as providências cabíveis.
Abaixo está o material de divulgação da companhia em outros municípios do Estado. Todos sem especificação de faixa etária.
Show do Cupido faz apresentação €r0tic@ para crianç@s em Amambai. Moradores ficam indlgnad0s!#wknoticias pic.twitter.com/j9dXHPd6pr
— WK Notícias (@wknoticias) March 13, 2023