Muitas áreas temáticas fazem parte do programa, como comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; saúde; meio ambiente; tecnologia e produção; e trabalho.
As ações e atividades serão desenvolvidas a partir das necessidades dos municípios, especialmente em locais de maior vulnerabilidade social. As atividades do Programa serão propostas por meio de termos de cooperação entre a instituição e os municípios parceiros.
O programa estreou no município de Jardim, no ultimo sábado, 01 de abril. O evento contou com palestras, shows, apresentações e atendimentos dos cursos da UEMS. A população local pode conhecer e compreender melhor o conceito de ciência-cidadã, dos serviços e benefícios que a ciência realiza para a sociedade.

“A UEMS na Comunidade levará à população diversas ações como palestras, oficinas e cursos voltados às demandas de cada município. Estamos muito felizes em poder proporcionar à população sul-mato-grossense essa interação direta com as potencialidades que temos na nossa Universidade”, explica a coordenadora do UEMS na Comunidade, Profª Dra. Suzana Neves Moreira.
Já estão previstas as próximas ações do programa nos municípios de Campo Grande, Maracaju, Dourados, Japorã, Paranaíba, Mundo Novo e Aquidauana.
A Assomasul, junto com a UEMS, convida as prefeituras municipais do estado para levar o programa em suas cidades, comunidades e aldeias indígenas, que tem como objetivo levar o saber científico para as crianças e os jovens sul mato grossenses.
Contato para mais informações: uemsnacomunidae@uems.br
Com informações da UEMS.