O prazo para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que descumpriram regras relacionadas à Saúde e Educação apresentarem uma justificativa sobre o não cumprimento das condicionalidades termina nesta quarta-feira (30).
Para isso, é preciso procurar uma das 21 unidades de Cras (Centros de Referência da Assistência Social), localizados nas sete regiões e apresentar a justificativa a um técnico. A meta era atingir 1.770 famílias e até o momento foram atendidas pouco mais de 56% do público em descumprimento de alguma regra.
Segundo Viviane Brandão, gerente do Cadastro Único, após esta quarta-feira, as famílias não poderão mais apresentar a justificativa e correm o risco de ter o benefício bloqueado.
Ainda de acordo com a gerente, quando é feita a justificativa, não há risco de perder o benefício, a não ser que a família volte a descumprir alguma regra. Desde o mês passado, as famílias têm sido acionadas via telefone, mensagens de texto e visitas por técnico dos Cras para comparecer a uma unidade e justificar o não cumprimento dos requisitos exigidos.
Entre as exigências para não perder o benefício estão observar o calendário de vacinação e garantir a frequência escolar das crianças. Como as famílias fazem parte do público prioritário de atendimento, as equipes do Cadastro Único intensificaram durante todo o mês, a busca ativa para conscientizar sobre a necessidade de procurar uma unidade para realizar a justificativa.
Atualmente, o Programa Bolsa Família atende 13,6 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros. Em julho, 57.127 famílias foram beneficiadas com o Programa na Capital.