Terça, 09 de Setembro de 2025
Publicidade

Lista de 5 cotadas para vaga no STF tem desembargadora de MS

A desembargadora figura entre cinco mulheres negras que recebem apoio de instituições para que sejam consideradas pelo presidente Lula

22/09/2023 às 11h59
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A revista Veja citou o nome da desembargadora sul-mato-grossense, Jaceguara Dantas da Silva, na lista para ocupar a vaga que será aberta no STF (Supremo Tribunal Federal), após a aposentadoria da ministra Rosa Weber no dia 28 de setembro.

Segundo o colunista da revista de maior circulação, Matheus Leitão, o nome da desembargadora do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), é o mais recente na lista com outras quatro cotadas, incluindo a jurista Vera Lúcia Araújo, a promotora de Justiça do MP/BA, Lívia Sant’Anna Vaz, juíza Adriana Cruz do rio de Janeiro e a advogada Soraia Mendes do Rio Grande do Sul.

A desembargadora figura entre cinco mulheres negras que recebem apoio de instituições para que sejam consideradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A lista tem circulado nos bastidores e contrapõe a ideia de que a indicação será de uma mulher negra para o cargo.

Os critérios para que a pessoa possa assumir uma vaga no STF são ter mais de 35 anos e menos de 75 anos, notável saber jurídico, reputação ilibada e ser aprovada pelo Senado.

Negra e de origem indígena, Jaceguara é professora da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e uma das fundadoras, em 1989, do grupo Trabalho Estudos Zumbi (TEZ) tem seu nome apoiado por mais de 20 entidades, como a ONG Paridade de Verdade, a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), a União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), a seção regional da Central Única das Favelas (CUFA/MS e o Coletivo de Mulheres Negras/MS.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informaçoes Campo Grande News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários