Após uma suspeita de ataque hacker, a UFMS (Universidade de Mato Grosso do Sul) retirou do ar todos os sistemas computacionais e serviços digitais. A invasão foi na madrugada de domingo (24) e o site da instituição continua sem acesso na manhã desta segunda-feira (25).
Conforme a nota divulgada pela instituição, por volta das 3h de domingo, a Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) constatou um “possível incidente de segurança” nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e as senhas das contas de e-mails e drives institucionais.
Por este motivo, os sites da UFMS foram retirados do ar para reduzir os riscos e fazer manutenção da segurança digital.
A instituição de ensino superior ainda relatou que trabalha para restabelecer os sistemas, dados e backup de toda comunidade universitária de forma segura no prazo de 72 horas após as “possíveis invasões”.
Seguindo o Plano de Contingência da universidade, foi instalado o Gabinete de Crise da UFMS e será acionado o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal.
A universidade deve também relatar o possível ataque hacker à PF (Polícia Federal) e à Procuradoria Federal junto à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Além disso, a UFMS pediu cuidado especial com e-mails, senhas e dados pessoais que são usados para acessar os sistemas da instituição. Para tirar dúvidas ou relatar algo suspeito, é disponibilizado o WhatsApp (67) 3345-7222.
A nota da universidade ainda relata que Instituições Federais de Ensino Superior e de Pesquisa têm sido alvos de ataques hackers. O objetivo dos criminosos é encontrar um usuário com senha fraca, burlar o sistema de segurança e derrubar os serviços e informações privilegiadas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.