Terça, 09 de Setembro de 2025
Publicidade

Pesquisa mostra que MS é um dos oitos estados com mais transparência na segurança

Entre os sete critérios de transparência definidos na pesquisa, estão a atualização dos dados até 2023, o detalhamento desses dados por municípios ou bairros e a divulgação dos números de letalidade e vitimização policial

25/09/2023 às 11h23
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mato Grosso do Sul se destaca entre os oito estados que atenderam a todos os critérios de uma pesquisa que analisaram os sites das secretarias de segurança dentre todas as 27 unidades federativas do país. Os pesquisadores consideraram sete requisitos de transparência ativa, que são os dados disponibilizados por vontade própria, sem que os governos estaduais precisem ser convocados.

Mais sete estados também atenderam a todos os critérios. São eles: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Já os estados de Roraima e Acre, no Norte brasileiro, não conseguiram atender a nenhum dos critérios, já que não possuem sites de indicadores criminais. No caso de Roraima, o site está em manutenção desde 2021. As informações sobre criminalidade nesses dois estados são publicadas parcialmente apenas em textos das agências de notícias estaduais.

Entre os sete critérios de transparência definidos na pesquisa, estão a atualização dos dados até 2023, o detalhamento desses dados por municípios ou bairros e a divulgação dos números de letalidade e vitimização policial.

Em Mato Grosso do Sul, são publicados indicadores criminais por município, que são atualizados mensalmente. No texto do levantamento os pesquisadores consideram que houve avanço significativo na transparência ativa dos estados, que cada vez mais disponibilizam dados.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários