O Brasil está enfrentando dias de quentes com a nova onda de calor intenso e cidades de Mato Grosso do Sul estão listadas entre as mais quentes e secas do país das últimas 24h. Na quarta-feira (4), regiões marcaram temperaturas acima de 40°C e umidade do ar crítica.
A meteorologia prevê que a onda de calor volte a elevar as temperaturas na primeira quinzena de outubro. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Miranda alcançou máxima de 40,2°C nesta quarta-feira (4), se classificando em 8º no ranking nacional. Também estão listados os municípios de Corumbá (40°C) e Aquidauana (39,8°C).
Já as cidades com menor umidade relativa do ar, Rio Brilhante pontuou índice crítico de 18%. O município ficou entre outras regiões do Nordeste, como Piauí e Ceará.
Enquanto as regiões pantaneiras pontuam calor, o aviso do Inmet indica chuvas concentradas na região sul do Estado, com expectativa de volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia, acompanhada de ventos fortes de 60 a 100 km/h.
A OMS (Organizaçao Mundial da Saúde) recomenda se manter hidratado nestes dias de forte calor. Países que enfrentaram intensa massa de calor semelhantes registraram mortes por hipertemia, como o México, Canadá e Estados Unidos. Deste modo, profissionais da saúde indicam hábitos que podem amenizar o desconforto nesse período em Mato Grosso do Sul.
A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.